É tornar possível verificar tudo o que está acontecendo dentro de uma empresa e ainda melhorar diversos pontos.

Existem muitos objetivos que levam a qualquer tipo de empresa a aderir a pesquisa, entre eles, podemos dizer que um dos principais é o fato de avaliar qual está sendo o grau de satisfação dos funcionários em relação a organização, assim, ao detectar qual é a falha da empresa, é possível solucionar o problema com muita facilidade.

Além disso, com a pesquisa também é possível criar uma comunicação direta entre os colaboradores, porque existem muitas empresas que acabam até mesmo falindo pela falta de diálogo entre funcionários, chefes e outros departamentos que não se comunicam.

E também uma das melhores maneiras de promover uma série de mudanças para melhor dentro da empresa. Afinal de contas, todos vão dar opiniões para que tenha a finalidade de melhorar o local onde trabalham.

Dessa forma, a pesquisa possibilita ser um dos principais meios para avaliar o seu desempenho, planejar ações e sempre trabalhar em busca de um processo de melhoria contínua, proporcionando um ambiente agradável para todos diariamente.

O clima pode ser visto como os sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si, com os clientes ou elementos externos. Estes sentimentos manifestados podem estar voltados ainda a estados de satisfação ou insatisfação dos colaboradores, o que repercute, mais uma vez, em sua produtividade e na sua percepção sobre a empresa.

O clima corresponde à percepção dos indivíduos sobre a organização em que atuam, então quando este ambiente é avaliado de forma negativa, são manifestados fatores que interferem na motivação destes colaboradores e, consequentemente, nos resultados alcançados com o desenvolvimento de suas funções.

É importante então que o clima organizacional seja avaliado constantemente para que os gestores das organizações possam orientar os seus trabalhos, considerando para isso, as expectativas e percepções das pessoas da organização.

Esta avaliação se faz importante, inclusive para que a empresa não faça investimentos (de tempo, dinheiro e energia) em aspectos que na verdade estão sendo bem percebidos por seus colaboradores, em detrimento de outros que estão sendo mal avaliados e prejudicando o clima organizacional.