A importância do diagnóstico empresarial

Realizar um diagnóstico empresarial é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que se apura o potencial ou as dificuldades da mesma. Consiste numa análise minuciosa da organização cujo propósito é levantar todas as características: forças, fraquezas,...

A importância das pesquisas qualitativas nas eleições

Na época de eleições, o tipo de pesquisa mais divulgado é a quantitativa. É através dela que se descobre quem está na frente nas disputas pelos cargos públicos, quais são os melhores pré-candidatos, e quais devem ser os vices-prefeitos, por exemplo. Porém, o grande...

Pesquisa Eleitoral

No mundo globalizado e competitivo em que vivemos, nada é feito sem uma pesquisa preliminar. Para Kuntz (2006, p. 103), “a pesquisa é o principal instrumento à disposição de um candidato para a elaboração de suas estratégias de campanha”. De nada adianta ter uma...

Ciência Política versus o Marketing Político

A Ciência Política tem como objeto de estudo os fenômenos políticos, particularmente as questões relativas ao poder, procurando examinar criteriosamente os fatos, atendo-se não só à descrição como também à explicação destes fenômenos (Bobbio, Matteucci & Pasquino,...
PESQUISA ELEITORAL

PESQUISA ELEITORAL

A maioria das pessoas nunca foi entrevistada por um instituto de pesquisa devido ao pequeno tamanho de amostra necessário à elaboração de um levantamento confiável – geralmente duas mil pessoas ou, em boca de urna, no máximo dez mil pessoas – em comparação ao tamanho...